Durante a disciplina
Diálogos Interdisciplinares entre Arte e Ciência, trabalhamos com a
produção de representações anamórficas, explorando a técnica da também chamada “perspectiva divertida”, que se
baseia nas variações e deformações ocasionadas por efeitos
ópticos, possibilitando jogos perceptuais que criam formas
diferentes de um mesmo objeto dado.
Durante as aulas,
produzimos vários desenhos anamorfizados. Começamos com formas
simples, como o desenho de uma casa. Em seguida, passamos para o
desenho de uma coluna, e, assimilando a técnica, passamos para
formas mais complexas, como por exemplo desenho de observação
anamorfizado de auto-retrato.
Chegamos a desenhar
também formas incompletas para dispor diante do espelho de
superfície côncavo-convexa, criando na imagem refletida formas
completas.
Nesta imagem, o desenho
de metade de uma cabeça de cavalo é colocado diante da superfície
espelhada para tornar visível o resultado. Posicionando o desenho de
ângulos diferentes, obtêm-se imagens muito diferentes, trazendo
distorções mais ou menos acentuadas da visualidade.
Os exercícios com
técnicas de representação anamórfica constituem um processo não
só de reprodução visual, mas de aprendizado sobre os meandros da
apreensão de visualidades pelo cérebro humano.
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