Por dentro da Maçonaria
O longa Por dentro da Maçonaria: a maior sociedade secreta do mundo é um documentário elaborado pela revista Superinteressante, da editora Abril; produzido pela Arcadia Entertainment, National Geographic e outros, distribuída pela Parthenon Entertainment LTD. Com entrevistas de pessoas diversas, algumas vinculadas à maçonaria, o documentário se propõe a abordar ocorrências que envolvem o nome da sociedade, discutir questões voltadas a ela e dar espaço para diferentes opiniões a seu respeito.
Das complicações
apresentadas, talvez a maior seja a secretividade da sociedade e a forma como
seu funcionamento é uma via de mão dupla. Isto porque, enquanto possibilitaria
a abertura entre os membros e a proteção destes, também habilita a criação de
narrativas especulativas - bem como a literalidade das dramatizações e o
conteúdo dos ritos. No próprio documentário se fala sobre medidas de abertura
ao público, numa tentativa de desmistificação. Parte do problema é que tais
medidas não preenchem lacunas e não dão respostas, somente
retomam justificativas para os segredos.
Estes são gestos que se sustentam até
um momento, mas perdem força quando lidando com mortes, como a do bancário
Roberto Calvi que de suicídio passa a ser levantada enquanto assassinato, e a
de William James, maçom; além daquelas que circulam a criação e manutenção de
seus espaços e símbolos.
Ainda sobre símbolos e seu uso, é
interessante a forma como, dentre os apontamentos da maçom Susan Gonzales, a
posição da mulher se justifica enquanto precedente e ativa no cenário
ritualístico em geral.
Dentre as figuras entrevistadas está David Southwell, autor de diversos
livros sobre teorias da conspiração e sociedades secretas.
Por dentro da Maçonaria. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ssKaI4bZfro>. Acesso em: Set. 2017.
Inferno – Ron Howard
O filme Inferno, dirigido por Ron Howard, inicia-se com Bertrand Zobrist apresentando um plano amaculado de disseminar um vírus mortal na humanidade, seguido de seu suicídio. Logo depois, Robert Langdon aparece em um hospital em Florença, Itália, na qual se encontra com um ferimento na cabeça, provocado por um tiro e com alucinações dos acontecimentos anteriores. Nesse impasse, uma agente da policia militar entra ao hospital a procura do professor para matá-lo e a médica Sienna Brooks o leva para a sua casa, salvando-o. Langdon ainda continua com visões estranhas que não fazem sentido ao seu consciente. Ao pegar seu paletó encontra um apontador laser e ao abri-lo percebe que é um cilindro de osso humano com um desenho de satanás de três cabeças que remete a peste negra na Idade Média. Num balançar o tubo reflete o Mapa do Inferno, de Sandro Botticelli e ao analisar percebe que os homens pintados são os mesmos de suas visões, tormentos, pecadores, marcados com letras, mentirosos cobertos com chagas, serpentes. Além disso, percebem que a tela foi reorganizada e que as letras dispostas significam pecados, transformando a pintura em um anagrama que significa “Cerca Trova” – “Procure e Encontre” e há uma frase deixada por Zobrist – “A verdade só pode ser deslumbrada a partir dos olhos da morte”
Nesse tempo, já sendo procurados seguem para o Salão de Quinhentos de Palazzo com o intuito de encontrarem o mural de Vasari, Batalha de Marcian, pois ao alto do quadro está decodificada uma mensagem – “Cerca Trova”. Ao entrarem no museu, mesmo sendo perseguidos dirigem-se em direção a obra e veem que a frase está escrita em uma bandeirola no centro do quadro. Logo depois, caminham até a escultura de Dante que remete ao enigma - “A verdade só pode ser deslumbrada a partir dos olhos da morte”, mas ao chegarem ao espaço expositivo percebem que a mascara foi roubada. Ao verem as filmagens das câmeras de segurança, Langton e Ignazio Buzon, maior estudante de Dante, foram a quem a pegou. O professor e a médica fogem e a perseguição fica ainda mais constante, acarretando na morte de Vayentha. Christoph da organização mundial de saúde vê os dois e decide persegui-los, mas para não ser rastreado, joga seu identificador no lixo. Enquanto o professor e Sienna fogem para o Batistério de San Giovani, um grupo de uma organização de segurança particular que trabalha para Zobrist assiste a um vídeo do cliente e compreendem que o mundo só tem 12 horas a salvo do vírus mortal, e a caçada ao professor se intensifica.
Ao encontrem a máscara, na pia batismal do batistério, Sienna e o professor começam a ler uma mensagem presente nela com os seguintes dizeres: “Buscai o traiçoeiro doge de Veneza que cortou as cabeças de cavalos. Ajoelhai-vos dentro do museu dourado de Santo Saber para ouvir os sons de água corrente nas profundezas do palácio afundado, onde o monstro ctônico aguarda, submerso nas águas vermelho-sangue da lagoa que não reflete as estrelas.”. De repente, ambos são surpreendidos pela presença de Christoph, que se mostra disposto a ajudar, e se aproveita da confusão mental do professor para colocá-lo contra sua colega Elizabeth, que segundo Christoph, estaria interessada em vender o vírus. Os três correm para Veneza, e no caminho o professor consegue se lembrar de fatos que provam que quem estava interessado em vender o vírus, na verdade, é Christoph. Nesse momento, Sienna e o professor fogem dele e seguem sozinhos para Veneza.
Chegando a Veneza, Sienna e o professor descobrem que estão no local errado, o então doge da mensagem é Enrico Dandolo, que apesar de ter aplicado seu golpe em Veneza, havia sido enterrado em Istambull. Mais uma vez são surpreendidos por Christoph, e na fuga, o professor descobre que Sienna é uma grande traidora e estava apenas garantindo que a liberação do vírus acontecesse. Sienna foge e deixa o professor nas mãos de Crhistoph, nesse momento o professor quase é assassinado pelo agente da OMS, mas é salvo pelo chefe da organização de segurança privada. Nesse momento Sienna se une aos seus aliados, o professor encontra Elizabeth e todos correm até o local do vírus. Chegando em Higia Sophia, no túmulo de Enrico, todos se encontram e uma tensa disputa pelo vírus se inicia. Depois de algumas mortes, tentativas frustradas de emanar o vírus e muita luta corporal, Elizabeth e o professor vencem a disputa e o vírus é, então, contido, salvando, assim, toda a humanidade.
PROFESSOR: MARCOS DANHONI
ALUNOS: Ana Carolina Souza, Ana Gabriela Portelinha Hainosz, Carina Seron da Fonseca, Eliane Cristina Silva, Emanuelle Batista Camacho, Larissa Monique Saldanha
Nenhum comentário:
Postar um comentário