Discente: Thalia Mendes Rocha RA: 103257;
Disciplina: Arte e Ciência: Diálogos Interdisciplinares II;
Turma: 01 Sala K; 3ª Ano Artes Visuais - UEM;
Título: Thalia 9000;
Técnica: Montagem Digital - Impressão em papel fotográfico;
Tamanho: 148x210 A5.
Esta produção faz alusão a HAL 9000 o computador de inteligência artificial retratado no filme “2001 Uma Odisseia No Espaço” de Stanley Kubrick. O trabalho além, de fazer referência ao personagem coloca em cheque o quanto nos tornamos máquinas e até que ponto chegamos para alcançar aquilo o qual acreditamos que estamos destinados. Criamos máquinas convivemos com elas, fazemos com que elas se comportem como nós, se pareçam como nós e até que pesem como ou melhor que nós. O que nos leva a pensar: até que ponto dominamos as máquinas e até que ponto elas nos dominam?Nos tornamos reféns da tecnologia?O que corrobora com Luís Paulo Piassi, em seu artigo “ A Transcendência Pela Tecnologia Em 2001: A Space Odyssey- Humanos, Pós- Humanos E Trans Humanos” quando o mesmo nos fala sobre este conflito:
HAL nos coloca assim uma nova contrariedade, entre “humano” e “objeto”. A máquina, antes instrumento de poder humano, usada para a sobrevivência agora reivindica status de sujeito. Se isso não era possível ao fêmur usado como arma no início do filme e nem mesmo as espaçonaves, o fato é que uma máquina pode pensar leva imediatamente à negação de sua condição de “objeto” e a possibilidade latente que se afirme sua condição “sujeito e, dessa forma, iguale-se a nós em suas potencialidades. (Pág.. 06, 07).
Após a leitura deste trecho podemos notar o quão se torna complicada nossa relação com as máquinas, no filme 2001 os personagens foram enganados por Hal e tiveram que desligá-lo para que não comprometer a missão o que não acabou acontecendo visto que os tripulantes da nave acabaram mortos. Já no Filme “2010 O Ano Em Que Faremos Contato” de Peter Hyams o personagem que criou HAL teve que mentir para o computador a fim de beneficiar a todos e descobrir a razão da morte de seus antigos tripulantes. O que podemos notar destes dois filmes é que o ser humano criou uma máquina potente de inteligência artificial que se tornou uma ameaça para todos pois, entrou em conflito com seus princípios básicos de criação e se tornou uma ameaça para a tripulação.
Com base nos filmes e fatos já mencionados a presente produção visa, levantar essas e outras questões que possam decorrer do tema homem e máquina, a produção visual foi feita a partir de uma mesma foto manipulada de várias formas através de programas de edição de imagens e filtros com a intenção de mostrar a evolução da personagem humana Thalia 9000.
Nenhum comentário:
Postar um comentário