Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Ficção Científica e Imaginação na Arte

É erronia a associação que alguns fazem da palavra fantasia com aquilo que não existe na realidade. Pois, para criar algo novo e fantasioso, antes é preciso ter conhecimento de elementos reais, para a partir deles, fazer combinações e associações de formas novas e inusitadas.
Neste sentido,e em vários outros, arte e ciência, fantasia/imaginação e ficção científica se relacionam. São amplas as formas de se pensar e executar projetos relacionados a arte e ciências.
A partir do mesmo filme, 2001: Uma odisseia no espaço (1968) do cineasta Stanley Kubrick, foram produzidos trabalhos em diversas linguagens artísticas. Isso mostra que, ainda fazendo parte do mesmo grupo, somos indivíduos com vivências diferentes, e assim, com imaginações diversas. Como as produções foram díspares, a interpretação de cada um sobre o filme também seguiu caminhos diferentes. 
Em relação a produção artística, primeiro foi ilustrado o enredo do filme por imagens e desenhos dispostos em um comprido papel preto, com o intuito de haver interação do espectador com os  planetas presentes no trabalho. E em seguida, transformado em linguagem digital, com a técnica de stop motion, apresentado a seguir.  



Trabalho realizado por Tatiellen Rogoni


Nenhum comentário:

Postar um comentário