Na disciplina de Arte e ciência Diálogos Interdisciplinares do curso de Artes Visuais, foram propostos desenhos anamórficos em 3D. Estes, foram baseados na arte de Nagay Hideyuk, artista japonês, mestre em desenho tridimensional que, a partir da perspectiva e da ilusão óptica, dá a impressão que o desenho no plano, utilizando a luz e sombra, ganham forma, volume e movimento, elementos fundamentais na Arte Visual.
Como a arte de Hideyuk, a Op Art também provoca efeito de óptica. Um exemplo são as obras de Victor Vasarely (1908-1997), considerado o pai da Op Art. A sua obra Esfera com Quadrados 1968 produz um efeito mágico, a tela parece inchar formando um globo que avança em direção ao espectador.
A Op Art ou arte óptica é uma variação do Expressionismo Abstrato ( não representa a realidade como ela é). Criada a partir de figuras geométricas, explora as possibilidades da luz e da cor para produzir efeitos ópticos dinâmicos que parecem se mover. Esse movimento artístico teve início na década de 1930 com obras do designer gráfico Victor Vasarely.
Escada e Profundidade
Linhas, Formas e movimento
Lápis grafite sobre papel sulfite. 21 x 14,7 cm
Lápis grafite sobre papel sulfite. 21 x 14,7 cm
Geométricas Anamórficas
Lápis sobre papel sulfite. 21 x 29,7 cm
Fonte: http://tonka3d.com.br/blog/arte-3d a lapis do artista japones
estetica.awardspace:com/arte_op/galeria vasarely html#
Nenhum comentário:
Postar um comentário