AMAZONAS DO VAGINOLITO
Nossos gifs, desenrolam-se a
partir de narrativas que entram em dialogo com os filmes Planeta dos macacos,
2001, BladeRunner e Solaris. Colocando em cheque algumas das estruturas temáticas
que os circundavam, como as relações de poder a subversão dos padrões morais da
sociedade dominante pelas minorias, além das contradições sobre passado
presente e futuram que se borrariam a partir de determinantes direcionados pelo
universo dos desejos e ideais.
Mas á medida que observamos
os gifs, poderíamos nosquestionar de que forma eles dialogam com os filmes e
como suas narrativas visuais se entrecruzam com as que foram propostas por nós?
Poderíamos começar a discutir a partir do filme Planeta do macacos, junto ao
gif que discute o nosso atual cenário político,representado em uma esfera
virtual. Em que ambas as narrativas visam a eliminação de estruturas de poder
politicas e sociais a partir da
subversão do sistemas vigentes. Sendo que enquanto lá seria discutido o lugar e
a tomada de poder por essa nova espécie,aqui a pauta seria a visibilidade e direito
de minorias LGBTQ+.
De modo que seguimos nossas
narrativas com o objetivo de colocar em cheque as estruturas politicas de nossa
sociedade e como se dão essas relações tensas de poder, exclusão e repressão dos
direitos fundamentais de expressão.
Nosso enredo consiste em uma
trama, em que os alvos são quatro figuras publicas de diferentes períodos
históricos que partilham entre si ações de repressão e violência sobre diversos
setores do nosso sistema. Dessa forma a tomada de poder que se dá durante o
percurso de nossas narrativas é desencadeada pelo símbolo da mulher que seria o
estopim para o começo e o fim de tudo aquilo que é toxico em nossa realidade,
independe do momento ou período histórico.
Durante o decorrer dessas tramas podemos nos questionar
sobre exterminar o passado será que de fato mudaria o presente? E a partir de que tramas se dão essas
construções de poder, pensado no caso da morte de Hitler e os genocídios
comandados por ele. Será que fato ele foi o único responsável por tudo ou
apenas deu vazão para os desejos de uma população fragilizada, que visava
reconstruir-se independentemente dos meios que utilizaria.
Pensado a partir de uma frase de Levinas para pensar
Dostoievski no texto de Costa
(2011, p.105)“Cada uma de nós é culpado diante de todos por tudo e eu mais que
os outros”, ou seja esse recorte nos faz pensar que vivemos em uma construção
social que se estrutura por sujeitos e se de fato determinadas ações tomam
proporções “Macro”, isso quer dizer tanto aos envolvidos que apoiavam quanto
aos que repudiam uma parcela de culpa cabe a todos eles.
Refletindo sobre construções políticas do passado
presente e futuro indo de Hitler, Vladimir Putin, Trump e Bolsonaro, podemos
nos questionar como essas figuras públicas de nossa realidade podem se
correlacionar com as tramas ficcionais da aqueles filmes e com nossas
narrativas visuais?
Podemos dialogar a partir do
momento histórico e político que estamos vivenciando agora com essa retomada de
regimes fascistas por todo o globo. Em que populações desgastada por um regime
opressor do capital e uma alienação das
grandes mídias e interesses bancários.A novamente uma, que estende como por um
véu de interesses e os fins nessa realidade distópica e surreal acabam
justificando os meio, mesmo que essas ações ao final acabariam se transformando
no fim de todos, inclusive aos que começaram essas ações.
Os fins justificam os meios,
abre brecha para pensar em Solaris e o ciclo vicioso e continuo em que essa
trama desenvolve-se, relacionando facilmente com a tomada de decisões pautada
em um universo do desejo individual que cria realidade próprias independente
das consequências.
Subvertemos essas realidades
para uma virtualização ou seja a criação de um novo um
sistema e linha temporal. Propondo assim em nossas narrativas visuais a
desconstrução de estruturas normatizam-tes e opressoras.
Referência:
COSTA,
Paulo. A ideia de infinito e o lugar da ficção no método fenomenológico em
Levinas: Dostoievski. Ethica, Rio de
janeiro, v.18, n1, p.99-113, 2011. Disponível em:<https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/35392415/V18N1art6.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1544617673&Signature=900s%2FxCdlVSw%2FIvUiEP9DXgacrM%3D&response-content-disposition=inline%3B%20filename%3DA_Ideia_de_Infinito_e_o_Lugar_da_ficcao.pdf>
Acesso em 12 de dez, 2018.
SINOPSE
Em,
Amazonas do Vaginolito , série limitada de gifs, um bando de macacas dotadas de
inteligência (assim como em Planeta dos Macacos), ganham consciência de classe
e super poderes ao tocarem no Vaginolito (como em 2001: Uma odisséia no
espaço), e passam a seres caçadoras de políticos opressores (bem como em Blade
Runner). Nessa utopia, as Amazonas do Vaginolito, enfrentam o perigo e a
adversidade na buscar de deter esses homens que se acham donos do mundo. Usando
para esse combate, seus super poderes de formas irreverentes, na busca por
livrar as pessoas das opressões e tiranias desses líderes e assim restaurar a
ordem no mundo novamente.
A
CHEGADA DO VAGINOLITO
No primeiro episódio dessa saga, um bando de macacas
vivem mais um dia normal de suas vidas, quando se deparam com a chegada de um
monumento inesperado vindo do espaço.
VENERANDO O VAGINOLITO
As macacas seguem seus instintos e ao inspecionarem
o monumento espacial, acabam por ganhar incríveis habilidades físicas e
psíquicas.
SQUAD FORMATION
Agora, que já desvendaram as facetas do Vaginolito e
foral contempladas com sues poderes, o bando de macacas se torna as Amazonas do
Vaginolito e vão na busca de cumprir as missões dadas por ela.
RAISE YOUR GLASS
Nesse episódio, a Amazona do Vaginolito P!nk, por
meio de um de seus super poderes, viaja no tempo na busca de encontrar o
ditador Ritler, e exterminá-los antes que ele mate milhões de pessoas que
pertencem a minorias como ela. Para tanto, usará sua arma secreta, escondida em
seu capacete.
BORN
THIS WAY
Lady Gaga, montando seu urso polar de armadura,
viaja voando até a Rússia para encontrar o Presidente Putin. A rainha LGBT+,
cerca Putin ao sair da Catedral de São Basílio e usando sua varinha de super
poderes, lança um inesperado feitiço contra ele, o qual irá gerar um resultado
engraçado.
FUCK
YOU
A afrontosa Lily Allen, usando suas habilidades se
infiltra na Casa Branca para deter o Presidente Donald Trump. A Amazona então o
intercepta e usa seu super poder secreto, dando fim a ele e a todas a suas
merdas de uma forma bem debochada e americana.
RUN THE WORLD (GIRLS)
Beyoncé, líder das mulheres, faz uma viagem
inesperada ao Brasil, na busca pelo presidente eleito. Em um encontro
sorrateiro, a Amazona usando seu super poder de força, atira o próprio
Vaginolito conta o coiso. Será que ele sobreviverá? Será que o presidente eleito
conseguirá encontrar o clitóris?
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