Disciplina: Arte e Ciência: Diálogos Interdisciplinares II;
Turma: 01 Sala K; 3ª Ano Artes Visuais - UEM;
Título: 1002;
Técnica: Fotolivro;
Tamanho: 10,5cm x 10,5cm; 44 páginas; 24 fotos.
Venho
fotografando há algum tempo televisões encontradas na rua. Essas situações de
encontro com esses objetos no meu cotidiano são totalmente arbitrárias e um
tanto quanto recorrentes. Tenho um interesse em objetos “banais” deslocados do
seu espaço original e esses televisores transformados em lixo nas ruas, de
certa forma, revelam uma cultura e uma prática muito comum na cidade, além
trazer à tona questões sobre a evolução da tecnologia e a obsolescência de
aparelhos antigos.
Ao
contrário do filme 2001: Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick, que há uma
exaltação da tecnologia e até onde ela pode levar a humanidade, quis retratar
por meio do fotolivro 1002 um lado
obscuro dos aparelhos tecnológicos, o seu descarte pelas pessoas a partir do
momento em que eles já não servem mais.
Tenho como referência o fotolivro Vinte
e seis postos de gasolina (1963), do artista norte-americano Ed Ruscha
(1937) que tem como conteúdo o que o título já informa: 26 fotografias frontais
de postos de gasolina, da Califórnia ao Texas. As fotos são banais, sem maiores complexidades
e repetitivas, mas que ao folheadas ao longo do livro produzem um sentido e um
comentário acerca da sociedade americana na época sobre modernidade e
industrialização das cidades.
Trago essa ideia para o meu fotolivro
com fotos em baixa qualidade de TVs em uma sequencia que se repete com o mesmo
conteúdo fotografado, como se fosse uma subversão do filme 2001 (por isso o
nome do livro 1002) onde a tecnologia agora é lixo eletrônico.
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