Autor:
Fernando Alencar Canto
Título: Olá
Dave
Dimensões:
21cm x 29cm
Técnica:
Nanquim e marcadores hidrocor sobre papel.
Aberto para diferentes
interpretações e diversas indagações, o filme 2001: Uma Odisseia no Espaço, lança
mão para uma análise sobre a existência humana e sua evolução através dos
tempos. Para tanto a produção artística intitulada Olá Dave, faz um
recorte ilustrativo sobre a relação de humanidade de HAL-9000, com David
Bowman.
Como
é mostrado no filme, a presença do monolito, significa que o ser humano está
preste a alcançar mais um passo importantíssimo na sua cadeia evolutiva. E a
tecnologia é uma delas. Ela faz parte da essência do filme, do começo ao seu
fim. Quando observamos que HALL, uma inteligência artificial criada pelo ser
humano passa impor sua vontade sobre as designações de um homem, não nos
surpreende que ela comece a ter uma relação de atrito com seus criadores.
Muitas outras obras cinematográficas depois de
2001: Uma Odisseia no Espaço, fizeram o mesmo ensaio problemático
advindo das relações existentes de criador e criatura. O ser humano sempre
busca criar formas de vida autônomas, com o propósito de servidão, ignorando
que esses mesmos um dia se revoltem. Segundo Piassi (2011), quando HALL decide
matar a tripulação abordo da Discovery para o cumprimento da missão, ameaçada
pelos humanos, ele afirma seu status de sujeito em oposição a de objeto para
qual foi criado (servir as vontades humanas).
A hipocrisia que tento elucidar é que a
humanidade sempre buscou separar, segregar, hierarquizar, suas vontades, sobre
uma forma de vida que a considera inferior, sem nunca antes olhar para os
malefícios que um dia isso pode provocar. Por isso se reconhece as atitudes do
robô HALL-9000 como sendo compreensíveis, ao matar e impedir a todo custo, as
decisões erradas dos tripulantes. Pois se fazermos uma relação religiosa dos
acontecimentos do filme, veremos que toda vez que um criador perde o controle
sobre sua criação, ele o castiga com a morte dos seus semelhantes ou com a
purificação do meio. Ademais pode-se apontar que, para toda ação se tem uma
reação.
Título: Monolito
de esperança
Autor:
Fernando Alencar Canto
Dimensões:
16,5cm x 8cm x 4cm.
Técnica:
Escultura com arame e colagens.
Nesta
segunda produção, apresentada através de uma escultura, busca-se fazer uma
referência simbólica de momentos do filme 2001: Uma Odisseia no Espaço, que
foram mais marcantes, como: O robô HALL-9000 ao fundo que pode ser também
confundido com o monolito, que por sua vez representa também o espaço. A lua
que também esteve no filme e muito presente nos dois semestres da disciplina. E
por fim o astronauta girando no vácuo do espaço, que também remete há uma cena
do filme onde Frank Poole e assassinado por HALL e fica à deriva no espaço.
Referência
PIASSI, Luís Paulo. A transcendência pela
tecnologia em 2001: A Sapace Odyssey – humanos, pós-humanos e trans-humanos.
2011. Disponível em: http://www.esocite.org.br/eventos/tecsoc2011/cd-anais/arquivos/pdfs/artigos/gt020-atranscendencia.pdf.
Acesso em: 24 jan. 2020.
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