Discente: Jéssica Fiorini Romero;
Disciplina: Arte e Ciência: Diálogos Interdisciplinares II;
Turma: 01 Sala K; 3° Ano Artes Visuais - UEM;
Título: Homem- Máquina ;
Técnica: Giz pastel seco e lápis aquarelável sobre papel;
Tamanho: 59,4 x 21cm.
Imagem I
A relação de contrariedade do humano - objeto - máquina está presente por todo o trama do filme. O ser humano, tratado como ser inferior pelo ponto de vista da máquina - HAL - ao mesmo nega essa relação de superioridade da máquina. Há a disputa de hierarquias entre os dois, tanto é que HAL se põe com direito de matar os seres humanos ao se colocar como sujeito e afirmar que os humanos possuem defeitos (como as máquinas). O trabalho é um estudo dessa relação de hierarquias do qual, a partir do pensamento de Luís P. Piassi, a hierarquia segue com o formato crescente de infra-humanos, trans-humanos e supra-humanos. Todas as denominações estão correlacionadas aos humanos, como referencial. Os infra-humanos como inferiores aos humanos, dos quais abrangem os hominídeos e macacos, os trans-humanos que se põem na condição de sujeito e não objeto, estes, como o HAL, então em constante contradição e disputa com os humanos e por fim, os supra-humanos que relaciona-se ao monolito, ser misterioso fora da compreensão humana, do qual se põe como superior aos humanos. Na capa e contracapa do folheto com os estudos de hierarquias, encontra-se um rosto humano e ligações que dão continuidade a este rosto, respectivamente. O rosto humano apresenta um olho que faz menção à HAL, do qual dá significação a relação que os humanos têm com a máquina, ou seja, o filme 2001: Uma Odisséia no Espaço, trata dessa disputa de superioridade pois a disputa foi iniciada pela fome de querer se aproximar o máximo possível de uma máquina perfeita, inclusive uma máquina que consiga pensar como um humano, que consiga ter próprias decisões e consiga formar uma subjetividade própria, um “eu” próprio.
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Imagem III
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