Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de novembro de 2021

Busca por Nós e pelo Outro

 

                                             

                   Descrição textual da produção visual: Busca por Nós e pelo Outro

 



 

Com base no estudo de textos sobre Andreas Vesalius, Leonardo Da Vinci e o Codex entre Cigoli-Galileo, juntamente a pesquisa sobre o disco de ouro das naves Voyager 1 e 2 e das placas das naves Pioneer 10 e 11, que ocorreram ao longo do primeiro semestre de 2020 no curso de Artes Visuais, na disciplina de Arte e Ciência: Diálogos Interdisciplinares, pude desenvolver uma produção visual, que aborda através de minha percepção e expressão artística, o conteúdo estudado.

Minha produção visual, retrata uma mulher humana, mostrando seu interior e exterior, em suas mãos há um lápis que representa a arte e uma bússola que representa a ciência e a busca por um lugar, seja para retorno ou descoberta. Ao fundo realizo uma homenagem as invenções humanas que já levam nossas mensagens ao espaço e a uma possível vida extraterrestre, as naves Pioneer e Voyager.

As placas e os discos enviados ao espaço também foram inspiração para o papel dourado utilizado como base para a produção.

No canto inferior esquerdo temos também o sistema solar, onde a Terra está localizada e de onde envio nossa mensagem, já no canto superior direito temos o ano que a mensagem foi desenhada para ser enviada.

A mensagem a ser enviada é muito sobre quem somos, como somos compostos e nosso interesse em aprender sobre o outro e nossas tentativas de nos comunicarmos.

Muito inspirada pelo artigo A lição de anatomia de Andreas Vesalius e a ciência moderna de Kickhöfel, e toda a discussão que ele traz sobre o assunto, resolvi retratar tanto a parte externa do corpo de uma mulher, quanto a interna, dando destaque para os ossos do corpo humano.

Infelizmente diferentemente dos pintores da Renascença, não tive acesso a aulas práticas de dissecação ou de observação de um cadáver enquanto terceiros o dissecavam, mas através da observação das Tabulae anatomicae sex, ou Seis pranchas de anatomia de Andreas Vesalius e de pesquisas mais atuais sobre o esqueleto humano, que se deram na internet e através da orientação de uma enfermeira, pude desenhar o torso, o crânio e ossos que compõe os braços e as pernas de forma coerente com a realidade.

O segundo texto de Kickhöfel, titulado A ciência visual de Leonardo da Vinci: notas para uma interpretação de seus estudos anatômicos, me chamou a atenção pelo seu amplo referencial teórico utilizado, quando ele citou Cennini, comentando sobre as operações manuais utilizadas pela arte de pintar, me fez pensar em quais dessas operações eu poderia estar utilizando em minha obra, como o esboçar, desenhar, marcar e colorir.

Adiante Kickhöfel, continua com as palavras de Cennini (1859. Cap.1) citando que "Convém [ao pintor] ter fantasia nas operações manuais, de encontrar coisas não vistas (fazendo-as sob a sombra do natural) e firmá-las com a mão, dando a demonstrar aquilo que não é, que venha a ser". A partir disso a fantasia é vista no meu trabalho em sua composição geral, mostrando na pessoa retratada, seu lado interno e externo ao mesmo tempo, o que divide esse interno e externo é uma fita que se estende ao longo da folha, somente ela e os ossos que estão desenhados dentro de seu limite são trançados em cor branca.

Além das citações a Kickhöfel, o autor utiliza-se das palavras de Kemp (1966, p.192) para descrever o processo de criação de Leonardo da Vinci, dizendo que "o desenho tornou-se uma forma de pensamento visual mais do que um mero meio para desenhar uma pintura”. Algo que também me despertou interesse pois foi através de diversos desenhos prévios, onde, em cada um deles foram feitos composições, adições e retirada de elementos ao fundo, que se deu o trabalho final aqui exposto, mas sempre com o desenho como modo direto de pensar visualmente.

Como última ligação entre este texto e minha produção, ressalto que alguns dos esboços foram feitos de carvão em barra, um material que geralmente não utilizo, e contornados com Nanquim, me inspirando assim nos esboços de Da Vinci.

Em relação ao livro O Carteggio Entre Cigoli e Galileo: a troca de correspondência entre o artista de Florença e o físico de Pisa de Danhoni Neves, Nardi e Silva. As correspondências sobre a lua e sobre a astronomia, são de fato interessantes e estão presentes nos estudo de ambos, do artista e do cientista, o que os levou a trocar cartas onde eram escritas suas novas observações, estudos e ideias sobre o tema.

Atualmente, temos as redes sociais, que facilitam muito a troca de conhecimentos e ideias entre pessoas, e é desse modo que eu e outras duas alunas do curso, apresentamos nossos projetos, opinamos sobre eles e fizemos sugestões para aperfeiçoar e refinar as ideias da pesquisa e produção de cada uma, apesar de sermos artistas e não termos muito conhecimento científico, como os protagonista do livro, o conhecimento que cada uma possui é diferente e colabora para o desenvolvimento da outra.

Cada um dos textos estudados no semestre foi importante para a execução dessa produção visual, alguns se mostrando-se relevante para organização das ideias, outros para a própria prática, e todos para a temática, deste modo anexo a seguir a obra Busca por Nós e pelo Outro.

 

Mayara Pereira Kusakawa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário