A imagem construída, criada, a
partir das discussões e aulas da disciplina de diálogos interdisciplinares:
arte e ciência I, é composta por poucos elementos. No centro podemos observar
algo, coberto, aparentemente circular, por um tecido, algo velado. Desse tecido
sai, representado por várias linhas, certa luz, aura, ou reflexo de luz que vem
de fora. A esquerda dessa imagem podemos ainda observar outro circulo, que se
mostra atrás desse tecido que cobre algo. Envolvendo tudo isso algumas orbitas.
Na parte inferior, podemos ver
três braços segurando objetos parecidos com pincéis, e o mesmo reflexo de luz é
observado nas mãos. Na outra extremidade desde braço observamos cérebros. Essa
parte da ilustração representa o homem, representa a posição humana que se aponta
e que se olha.
Esses braços, esses três braços, representam,
mais objetivamente os três artistas apresentados na proposta de releitura, Leonardo
Da Vinci, Hans Holbein e Joseph Derby. Representam estudioso, representam as
pessoas, o homem que busca incansavelmente entender e classificar a criação.
Na parte superior temos algo que irradia,
que ilumina, um triangulo, representando algo que é um, e que é três, e um olho
no meio. O olho representa aquilo que vê, aquele que vê, aquele que tudo sabe. Onisciência,
e está acima de tudo na representação porque de fato esta acima de tudo. Onipotência.
Assim como vários artistas representavam
em seus trabalhos o divino, a partir de todas as aulas, de todas as discussões
sobre a relação entre arte e ciência e (maneiras com que o homem se olha, olha
para a criação e tenta desvenda-la e classifica-la) quase sempre acompanhadas
por falas sobre o divino, principalmente sobre a igreja Católica Apostólica
Romana, resolvi colocar no trabalho, como resultado de todos esses aspectos das
aulas a minha visão sobre tudo isso.
Uma busca do homem pelo se
conhecer, a ciência, a arte, entre tantas outras maneiras, tornando isso uma
busca infinita, pois ainda existe muito a fazer pra isso, e esse muito, essa reticencia,
esse infinito está, no trabalho, representado no infinito em que essa cena está
contida.
Sem título - Antonio Almeida Jr
(Técnica: caneta ponta fina.)
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