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segunda-feira, 10 de junho de 2013

Releitura: Arte e Ciência

A imagem construída, criada, a partir das discussões e aulas da disciplina de diálogos interdisciplinares: arte e ciência I, é composta por poucos elementos. No centro podemos observar algo, coberto, aparentemente circular, por um tecido, algo velado. Desse tecido sai, representado por várias linhas, certa luz, aura, ou reflexo de luz que vem de fora. A esquerda dessa imagem podemos ainda observar outro circulo, que se mostra atrás desse tecido que cobre algo. Envolvendo tudo isso algumas orbitas.
Na parte inferior, podemos ver três braços segurando objetos parecidos com pincéis, e o mesmo reflexo de luz é observado nas mãos. Na outra extremidade desde braço observamos cérebros. Essa parte da ilustração representa o homem, representa a posição humana que se aponta e que se olha.
Esses braços, esses três braços, representam, mais objetivamente os três artistas apresentados na proposta de releitura, Leonardo Da Vinci, Hans Holbein e Joseph Derby. Representam estudioso, representam as pessoas, o homem que busca incansavelmente entender e classificar a criação.
Na parte superior temos algo que irradia, que ilumina, um triangulo, representando algo que é um, e que é três, e um olho no meio. O olho representa aquilo que vê, aquele que vê, aquele que tudo sabe. Onisciência, e está acima de tudo na representação porque de fato esta acima de tudo. Onipotência.
Assim como vários artistas representavam em seus trabalhos o divino, a partir de todas as aulas, de todas as discussões sobre a relação entre arte e ciência e (maneiras com que o homem se olha, olha para a criação e tenta desvenda-la e classifica-la) quase sempre acompanhadas por falas sobre o divino, principalmente sobre a igreja Católica Apostólica Romana, resolvi colocar no trabalho, como resultado de todos esses aspectos das aulas a minha visão sobre tudo isso.

Uma busca do homem pelo se conhecer, a ciência, a arte, entre tantas outras maneiras, tornando isso uma busca infinita, pois ainda existe muito a fazer pra isso, e esse muito, essa reticencia, esse infinito está, no trabalho, representado no infinito em que essa cena está contida.



Sem título - Antonio Almeida Jr
            (Técnica: caneta ponta fina.)

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