Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Releitura: O Desanamorfisado

Nas aulas de Arte e Ciências discutimos algumas obras e entre elas a obra de Hans Holbein, o Jovem. The ambassadors, Jean de Dinteville and Georges de Selve.

 



Hans Holbein, o Jovem.
The ambassadors, Jean de Dinteville and Georges de Selve. 1553.
National Gallery, Londres, Inglaterra.

O que me chamou atenção nessa obra foi à anamorfose do crânio. Anamorfose é uma figura que aparentemente disforme ou irregular, por reflexão num determinado sistema óptico (um espelho cilíndrico ou cónico, ou piramidal), gera uma imagem regular do objeto. Palavra de origem grega (an + morphé) que significa sem forma ou deformado. 

Recorte: Hilca Stela
 
Buscando fazer uma releitura dessa obra “desanamorfisei” o crânio e fiz uma menção a objetos usados em laboratório de ciências. Fiz um desenho representando um cientista em pose de fotografia com um casaco preto remetendo a roupa utilizada na obra. O cientista que representei é alguém, pensativo e preocupado com criações e experimentos.

 
O Desanamorfisado
Releitura: Hilca Stela
(Técnica:Grafite e Sulfite A4)





Em uma das nossas aulas o professor comentou sobre  Gunther von Hagens, um artista que usa a técnica de plastificação, técnica desenvolvida e patenteada por ele é inovadora por conseguir evitar que o corpo continue em decomposição através da plastificação com o uso de silicone. Ao mesmo tempo em que ela traz grandes vantagens para o estudo da medicina e pesquisa anatômica, traz também consigo polêmicas e discussões de cunho ético e moral e claro também de cunho religioso. Von Hagens garante que os corpos são doações de famílias ou de pessoas que antes de morrer deixam claro seu desejo de serem “esculpidas”.
Seu trabalho não se limita apenas em plastificar corpo de humanos como também corpo de animais. Com as esculturas de corpos de animais e humanos dele é possível reconhecer músculos, órgãos, ossos não apenas numa posição normal como também em determinados “movimentos” como quando praticamos esporte. Além disso ele também faz recortes transversais dos órgãos.
Gunther von Hagens, um artista que desanamorfisa os corpos!



Foto do von Hagens: Turélio
Fotos da exposição: Plasmastik

http://alemanhaeinfach.wordpress.com/category/plastificacao-de-corpos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário