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segunda-feira, 3 de junho de 2013

Releitura: As Cacatuas

       Em nossa disciplina Arte e Ciência – Diálogos Interdisciplinares I, foram apresentadas algumas obras em que esse diálogo entre ciência e arte pôde ser percebido e averiguado. Dentre as representações das obras mostradas estava "An experiment of a pump of air" (1768), do artista Joseph Wright of Derby, a qual escolhi para fazer uma produção de releitura proposta em aula.

         Na obra de Joseph Wright, é ilustrada uma cena familiar em que as pessoas ali reunidas assistem a  um experimento científico associado à pressão do ar. Nesta demonstração, assiste-se uma cacatua branca que foi fechada viva em um grande frasco de vidro e o ar deste está sendo extraído, para criar vácuo. O experimento tinha como objetivo demonstrar o efeito da privação do ar sobre criaturas vivas. O momento representado é a decisão do cientista, que está no centro da pintura, olhando diretamente para o espectador, parecendo empolgado, no auge de sua demonstração,
 entre reintroduzir o ar no frasco ou deixar a ave, já agonizante, morrer. Nota-se que o pintor pretendia enfatizar a onipotência do cientista, pois este estava no controle da situação, a decisão de devolver ou não a vida à ave pertencia a ele. E essa dúvida aumenta a dramaticidade da cena que é assistida com diversos semblantes que parecem reproduzir a multiplicidade de sentimentos causados pelas conquistas científicas da época: temor, indiferença, esperança, consternação e poder diante dos novos tempos.
        Levando em conta a cena retratada, optei por fazer uma inversão. Agora, na releitura, não é mais o cientista que está no controle da situação, mas sim as cacatuas. Alguns dos pássaros estão atônitos, outros entristecidos com a situação (como as crianças retratadas na obra original), e uns indiferentes. O cientista está vendado e preso em uma redoma circular de vidro pendurada no teto. O homem não sabe o que acontecerá a ele. Na ilustração não foram retratados mecanismos que controlem o ar do frasco, pois a intenção não é tirar a vida do cientista (pelo menos não pela falta de oxigênio), mas deixá-lo ali preso, na agonia de não saber o que lhe irá suceder. 
Foram representados também o luar na janela, e a fonte luminosa que estavam presentes na obra original.

"As Cacatuas"
Maria Giulia Pinel Caramaschi
(2013)

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