Da Vinci: Estudo sobre o fluxo da água
Os rascunhos dos estudos registrados no caderno 'Codex Leicester" de Da Vinci, destacam a sua ligação estreita com a água, principalmente com a hidráulica, o comportamento dos líquidos e a produção de energia.
O Leicester, hoje de propriedade de Bill Gate é provavelmente o caderno mais famoso entre as cercas de cinco mil páginas escritas.
São dezoito folhas duplas escritas entre 1506 e 1508, divididas em cinco espécies de capítulos: A natureza e o movimento das águas; Dos rios e dos oceanos; Medições e o uso para a água; Fósseis e o dilúvio e A lua e o céu.
" Quando você escrever sobre a ciência da mobilidade da água, lembre-se de colocar sob cada preposição sua aplicação e uso, de maneira que a ciência não seja inútil"Da Vinci
Releitura: Fenômeno
Técnica: Lápis grafite 6 b sobre papel Canson, 30 x 21,5 cm.
Entre as imagens das obras apresentadas e lidas em sala, optei por fazer a releitura do estudo que Leonardo Da Vinci realizou entre 1506 e 1508 sobre o fluxo da água.
Este desenho representa o fenômeno natural da água sendo devolvida à Terra, após passar pelas fases de evaporação e condensação.
As linhas em forma de espiral, são o movimento e a força da água na natureza. Elemento essencial, fonte que possibilita a vida em nosso planeta e gera a eletricidade que move o mundo moderno e a tecnologia.
Por estas mesmas linhas, pode-se imaginar o deslizar desse importante e precioso líquido. escorrendo e penetrando no solo em busca de seu percurso subterrâneo - inicio de um novo ciclo - necessário a todos os seres vivos.
Para saber mais: http://www.revistadehistoria.com/secao/artigo/da-vinci
Nenhum comentário:
Postar um comentário