A releitura foi baseada na obra An experiment on a bird in the air pump (1768) de Joseph Wright of Derby . Tendo em vista que a releitura trás, de um modo bem simples, uma visão dos fatos por parte dos pássaros, foi feita uma inversão de personagens: onde há humanos na obra original, aqui vemos os pássaros realizando o experimento; no lugar da cacatua na bomba de ar, é possível ver um humano sendo enforcado até sangrar. O cálice, que antes trazia uma caveira, agora se enche com o sangue derramado do pescoço do humano.
Observa-se, também, como na obra original, uma janela e a lua ao fundo. Logo abaixo há um pequeno pássaro que esconde a face com as asas a fim de não observar a morte do humano, da mesma forma que a garotinha da obra de Derby, que demonstra não querer ver o experimento com o pássaro.
Pode-se dizer que a releitura é uma ironia e uma espécie de vingança por parte dos animais que se rebelam contra os humanos e suas atitudes. Essa releitura e sua ideia trás à mente outras duas obras literárias que se relacionam à esse conceito de vingança dos animais aos humanos opressores. Essas obras são A revolução dos bichos (1945) de George Orwell e Os pássaros (1952) de Daphne Du Maurier (obra transformada em filme por Alfred Hitchcock em 1963).
No livro A revolução dos bichos temos a história que ocorre na Granja Solar, onde os bichos viviam com seu dono, o Sr Jones. Um porco chamado Velho Major sonha com uma revolução onde todos os animais são iguais e auto-suficientes. A ideia é colocada em prática pelos animais e depois da revolução a granja passa a se chamar Granja dos Bichos e é administrada por Bola-de-Neve, um porco. Depois de um tempo, Napoleão, outro porco, toma o poder e passa a desrespeitar as ideias animalistas. Cinco anos depois, Napoleão ocupa a casa do Sr Jones, veste suas roupas, anda sobre duas pernas, bebe álcool, instala uma ditadura e hostiliza os demais animais, considerando-os inferiores e sem direitos. O porco se tornou tão tirano quanto os homens. Assim, tem-se a ideia de que o animal que domina, independente de qual seja sua espécie, sempre será um opressor.
Já o conto Os pássaros narra a história de um ataque constante dos pássaros contra as pessoas. As personagens atribuíam os ataques ao inverno rigoroso que teria perturbado os pássaros, visto que eles poderiam estar assustados e perdidos. As pessoas se veem obrigadas a bloquear as janelas e chaminés, a fim de impedirem novos ataques. Mesmo assim, os pássaros tentavam entrar, de qualquer maneira. As ameaças são constantes e não se finalizam.
A ligação entre a releitura An experiment with a bad human being e as duas histórias acima é feita por meio da inversão de papéis entre os animais e os humanos; e uma possível retaliação aos humanos que sempre oprimiram os animais. Pode-se dizer que a releitura é mais um meio de levar a uma reflexão a respeito dessa opressão aos animais e à natureza em geral, mostrando a realidade de que o homem precisa evoluir nesse aspecto.
(O desenho foi feito em papel A4 com lápis 8B e giz pastel oleoso vermelho)
Nenhum comentário:
Postar um comentário