Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Releitura: Jean de Dinteville, uma viagem ao futuro

Chih Wei Chiang - Releitura: Jean de Dinteville, uma viagem ao futuro (2013)
Grafite sobre papel canson A4

A releitura feita por mim está relacionada à representação da obra “Os embaixadores” (1533), de Hans Holbein, em que o embaixador francês da Inglaterra Jean de Dinteville faz parte de minha obra.
                
Da obra de Hans Holbein selecionei alguns elementos para fazer uma releitura, como o estante ao fundo com os instrumentos astronômicos, o globo terrestre, os livros, faltando apenas os instrumentos musicais. Mas, além disso, uni também os elementos de invenções mais atuais que a obra e os estudiosos e cientistas contemporâneos, para brincar um pouco na releitura.
               
O engraçado de ver na releitura é a reação do embaixador Jean de Dinteville ao entrar num ambiente que praticamente desconhece muitos dos elementos presente nele, como o quadro do sistema solar pendurado na parede, o calendário que eles não tinham da forma representada no desenho, mesa e cadeiras modernas, a caneta, o telescópio, o relógio, livro falando sobre o planetário, ciências, arte e um último, bem escondidinho é de religião, que relaciona-se com a obra “Os embaixadores”, em que consegue-se ver no canto esquerdo a metade de um crucifixo tampado por uma espécie de cortina. Há também na releitura, em um painel, retratos de estudiosos e cientistas contemporâneos do embaixador, como: Galileu Galilei, Isaac Newton, A. Einsten e Freud. Provavelmente, só não desconheça o retrato do artista Leonardo da Vinci, o globo terrestre e o compasso que está em cima da prateleira.

                
Essa viagem para o futuro é muita coisa para a cabeça de Jean de Dinteville!

Hans Holbein Os embaixadores (1533) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário