A imagem trata-se de uma releitura da obra chamada An Experiment on a Bird in the Air Pump (Experimento com um pássaro em uma bomba de ar) de Joseph Wright of Derby, 1768, a partir da proposta da disciplina de arte e ciência. A pintura original coincide com a época da revolução industrial, conhecido também como a era da razão, o Iluminismo, retratando uma reunião cientifica noturna, com cientista da época James Ferguson com o assunto principal a demonstração das propriedades do ar. A obra pertence a serie “à luz de velas” que homenageia a física, a astronomia e a química, devido intensa atividade cientifica dessa época.
Valendo-se da relação do ar como fonte de vida, partido dos estudos de Lynn Margulis sobre holocausto do oxigênio*, onde parte de uma longa discussão de como se deu o oxigeno a na terra, os seres vivos que se adaptaram a esse novo contexto, e a ciência. Dialogando com o observador como faz Wright, a imagem convida a transpor a realidade para um paralelo, onde a ciência trabalha na compreensão de um elemento essencial para vida aeróbica, o ar. As figuras constituem-se de seres inorgânicos de inteligência artificial, criadas a partir de metais resistentes e da mesma forma que os personagens do quadro de Wright observam alguns assustados outros maravilhados os experimentos com o oxigênio. Uma imagem de ficção cientifica, onde “humanos” cibernéticos se da param com algo dramático que é o orgânico “o ar”, um elemento que provoca a vida e ao mesmo tempo a tira, para os seres aeróbicos ou aquelas maquinas que podem sofrer com a oxidação provocada pelo oxigênio.
An Experiment on a Bird in the Air Pump, Joseph Wright of Derby, 1768
Bomba orgânica, 2013 Ana Paula.
Naquim e Maker sobre papel (224g), 21,0 cm x 29,7 cm
tratamento photoshop CS6
*Ar (oxigênio) deu origem a vida na terra, segundo Lynn Margulis em holocausto do oxigênio, com a escassez de H2S (Ácido Sulfúrico) selecionou organismo que pudessem utilizar Hidrogênio presente na água (H2O) para síntese de seu alimento, então surge a cianobactérias e fotossíntese aeróbica (luz, gás carbônico e agua), isso abarca em uma nova situação na terra, pois o resultado é um gás altamente nocivo, que rege com a matéria orgânica, retira elétrons e produz radicais livres, substâncias com elevado poder reativo e causa a instabilidade de compostos constituídos de carbono, hidrogênio e oxigênio. A principio os metais e gases nobres continha a degradação do oxigênio impedindo que a atmosfera tornasse oxidante, mas quando os metais livres esgotaram o oxigênio acumulou na atmosfera e com isso muitas populações foram exterminadas, caracterizando o holocausto e uma nova condição ambiental surgia, com bactérias que conseguiam viver no meio oxidante e se utilizar do oxigênio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário