Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Non ci resta che piangere

Como já mencionado,"Non ci resta che piangere" de 1984 é um filme italiano de comédia, dirigido e protagonizado por Roberto Benigni e Massimo Troisi. No enredo do filme, dois amigos, um professor e um zelador, se perdem em algum lugar da Itália e voltam no tempo, diretamente para o século XV.
No decorrer do filme encontram Leonardo da Vinci, e tentam se passar por intelectuais, numa tentativa de surpreendê-lo com as inovações tecnológicas atuais. No entanto, quando tentam explicar o funcionamento de objetos e máquinas usuais do nosso tempo, como por exemplo o vaso sanitário, shampoo, lâmpada e etc, se frustram por não conseguirem compreender  a lógica de funcionamento e muito menos explicá-los a Leonardo da Vinci. Dessa forma, a partir de cenas do filme e dos diálogos e discussões feitas em sala, concluímos a partir do sentido comunicado,  que muitas vezes nos sentimos superiores em relação ao conhecimento científico e tecnológico que usufruímos atualmente, mas quando nos deparamos para entender ou mesmo explicar o funcionamento de um objeto ou máquina por mais simples que seja, somos ignorantes a estes, como pensávamos ser nossos antecessores.

Cena do Filme em que encontram Leonardo da Vinci.

A partir da reflexão sobre o filme, e dos feitos anteriores referentes aos estudos de Leonardo da Vinci, esboçamos desenhos e escritas afim de compreendermos sua lógica funcional. Neste caso específico, representei o Shampoo, por ser um dos exemplos mais usuais e corriqueiros que desfrutamos e que muitas vezes nos passa despercebido.

   Grafite sobre papel canson A4.

Priscila Barbeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário