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quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

A ARTE DOS BASTIDORES

Discente: Arthur Zanetti Ghizellini, RA:104237;
Disciplina: Arte e Ciência: Diálogos Interdisciplinares II;
Turma: Turma 1 (Sala K) - 3° Ano, Artes Visuais - UEM;
Produção: 2 obras artísticas;
Dimensão: Cada produção em tamanho A5;
Materiais: Caneta Hidrocor, Tinta Aquarela e Papel de gramatura 180.

Nestas produções tentei capturar um pouco sobre a experiência de criação do filme “2001: Uma odisseia no espaço” e para isso desenvolvi duas pinturas híbridas utilizando tinta aquarela e caneta hidrocor.
Se levado em consideração a história do livro “The Sentinel”, de Arthur C. Clarke, na qual através de uma equipe de pesquisa é descoberta uma “pirâmide de cristal” de origem extraterrestre presente em solo lunar por milhões de anos, a adaptação realizada por Kubrick seria um tanto diferente em aspectos detalhistas e fiéis ao livro. No entanto Kubrick determinou que o objeto alienígena trazido no filme tivesse formas retas como um tetraedro e fosse transparente (para isso seria utilizado para sua construção o material Acrílico).
A decisão logo mudou ao não se obter o resultado desejável para suas visualidades, trocando o objeto por um monólito totalmente preto. Nesta produção, tentei trazer essa “ruptura” do formato original do objeto alienígena, até chegar ao monólito como é visto no filme finalizado.



O filme “2001: Uma Odisseia no espaço” foi produzida por Stanley Kubrick e lançado em abril de 1968, porém a produção começou em 1965, sendo que as cenas ocorridas no espaço foram as primeiras a serem gravadas. Levando em consideração que a NASA a cada mês lançava novas fotografias com maior resolução e detalhamento do solo lunar, as imagens e cenas lunares produzidas para o filme sofreram transformações diversas vezes, algumas tendo que ser refeitas para ser o mais fiel possível a realidade. Além disso, os primeiros astronautas a chegarem perto da Lua foram os tripulantes da Apollo 8, na noite de natal de 1968, ou seja, depois do filme. As imagens produzidas da terra vista de longe foi completamente produzida sem perspectiva da realidade e imaginando como seria a cor da terra vista do espaço, pois apenas em 1967 surgiu a primeira foto colorida da terra vista de longe. Nesta produção tentei trazer este aspecto imaginário, produzindo diferentes luas e terras.


As duas produções fazem parte de uma coletânea de obras realizada por uma produção coletiva.

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