Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Documentário “Por dentro da Maçonaria” da Editora Abril

O documentário “Por dentro da Maçonaria” foi produzido pela BBC e disponibilizado pela revista Super Interessante da editora abril, e nos traz informações acerca da temática Maçonaria pelo olhar de teóricos não maçons de participantes da maçonaria. Neste documentário, é exposto inicialmente a visão dos mistérios que se criam em torno da Maçonaria, e supostas mortes que foram associadas à sua autoria, como por exemplo, a morte do banqueiro italiano de 62 anos, Roberto Calvi, que em 1982 foi encontrado enforcado na ponte de Blackfriars, em Londres, com um passaporte falso, e tijolos em seus bolsos. 
 Outros casos associados a maçonaria foi o fatídico assassinato de William James, morte em uma suposta iniciação, além da morte do papa João Paulo I, e em 1826 a morte de William Morgan em Nova York. Teorias da conspiração alegam que o personagem conhecido como Jack o Estripador, que assassinava suas vítimas como parte de rituais maçônicos, por isso foi encoberto pela polícia que possuía membros da maçonaria.
Posteriormente, são apresentados os supostos três séculos de surgimento da Maçonaria, sua origem e a elaboração de uma constituição em 1717 contendo as regras oficiais, os regulamentos e símbolos maçônicos. São mencionados os três valores da vida de um maçom (amor fraternal, verdade e assistência), o sigilo que os membros juram manter sobre o que ocorre no interior de seus cultos, nos mostram o interior das lojas maçônicas, a significação dos componentes do símbolo maçom (esquadro, compasso, trolha e a letra G) e como se dá a iniciação em uma loja.
Além do que já foi citado, outra informação sobre a maçonaria é esclarecida sobre a desmistificação que eles teriam relação com o diabo, como é propagado em religiões consideradas “secretas” muitas vezes. Por meio de relatos dos próprios maçons, eles afirmam que para ser membro é preciso ter alguma crença, não importa qual seja, budista, hindu, muçulmana, cristã, entre outras. Só não é permitido ser ateu. Além disso, quando um maçom comete algum ato ilícito e tem passagem pela polícia, ele é desligado do grupo e proibido de voltar.
Como parte essencial deste documentário, são as imagens concedidas de um ritual de iniciação em uma loja maçônica com a abordagem da lenda de Hirão Abiff, que faz parte da iniciação ao terceiro grau e a simbologia de se passar a palavra secreta ao iniciado e a simbologia da morte do ego desse indivíduo. Também é especificada a divisão de níveis de elevação denominados “graus” (33 ao todo) e uma pequena explicação sobre os três primeiros graus.

Sendo assim, constitui-se como um excelente documentário que introduz ao universo da Maçonaria e desvenda um pouco das curiosidades e mitos sobre esta temática, os maçons esperam que com essa abertura ao público, de suas lojas e práticas, não fossem vistos como constantes alvos das teóricas de conspiração. 




Resenha realizada pelos acadêmicos: Josiele Cardoso da Silva, Larissa Silvério Figueiredo, Monalisa Romanesi Santos, Thaís Joana Tito Gonçalves e Willyan Henrique Batosti da Silva.








 Jack, o Estripador: "Os Juwes são os homens que não serão acusados ​​por nada."



Roberto Calvi, assassinado em 1882. 


MAH -  HAH - BONE


A letra G representa o Grande Geômetra, o Grande Arquiteto do Universo 


 Documentário Por dentro da Maçonaria. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ssKaI4bZfro>. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário