Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

O Inferno

Filme “O Inferno” de Dan Brown

No filme O Inferno podemos notar vários elementos históricos vinculado com a arte. Dessa forma, a maior parte do filme ocorre em Florença, sendo ela a cidade natal de Dante Alighieri (1265-1321), poeta que escreveu A Divina Comédia. A obra literária é concebida em três momentos (Inferno, Purgatório e Paraíso), o Inferno, é dividido por partes, cada qual compõem uma penitência destinada a um pecado específico, as escritas dos cantos do inferno são bem descritivos, compondo diversos signos que vão influenciar a construção visual e simbólica do inferno até o tempo presente. Consequentemente, Sandro Botticelli (1445-1510), também nascido em Florença, foi um dos influenciados pelo inferno de Dante, compondo a ilustração das camadas do inferno, sendo “O mapa do Inferno” uma das obras presentes na trama, além do mais, o professor Langdon vivência algumas camadas do inferno, por meio de delírios.
O filme tem início com uma cena em que Bertrand Zoebrest está caindo do alto de um prédio e uma frase é dita “Diga a eles que a humanidade é a doença e o inferno é a cura”. A partir desta cena, se inicia o desenrolar de um enigma com a descoberta da Lanterna de Faraday que reflete um mapa da obra O Inferno de Botticeli, porém com algumas alterações da obra original. O professor Langdon é encarregado de decifrar este enigma, mas Langdon acorda em um hospital com um ferimento na cabeça e possivelmente devido a isso, não se lembra dos últimos acontecimentos. Sienna passa a ajudá-lo a desvendar esse mistério em torno de uma possível ameaça de liberação de um vírus que dizimaria a população.  No decorrer do filme alguns elementos importantes são apresentados como por exemplo, a obra O Inferno de Botticeli, um afresco de Vasari, a Lanterna de Faraday e a máscara mortuária de Dante, bem como os palácios, catedrais, jardins entre outras construções que fizeram parte do berço do Renascimento.

A lanterna de Faraday: no filme, é instrumento enigmático, com inscrições em sua superfície, Langdon desvenda sua simbologia como “um satã de três cabeças devoradores de homens, associado a peste negra, as três bocarras significa o poder da praga, dissemina a população”. A símbolo que remete a epidemia da Idade Média, traz à tona um acontecimento histórico que aproxima-se do drama do filme. A peste negra a princípio era associada a um castigo divino para os hereges e pecaminosos, sendo descoberto mais tarde a sua relação com a falta de higiene. 
No decorrer do filme aparece também, uma possível mascara anti-peste, nos delírios de Langdon.  A trama enigmática gira em torno da criação de um vírus, no qual não é revelado os efeitos causados pelo mesmo.

Mascara possivelmente usada por médicos, para prevenir o contágio da peste negra.

Mapa do Inferno Botticeli

9 Camadas do inferno


Primeiro Círculo, o Limbo (virtuosos pagãos)
Segundo Círculo, Vale dos Ventos (luxúria)
Terceiro Círculo, Lago de Lama (gula)
Quarto Círculo, Colinas de Rochas (ganância)
Quinto Círculo, Rio Estige (ira)
Sexto círculo, Cidade de Dite/Dis (heresia)
Sétimo círculo, Vale do Flegetonte (violência)
Oitavo círculo, o Maleboge (fraude)
Nono Círculo, lago Cocite (traição)






A obra o Mapa do Inferno, aparece na dramaturgia, contendo algumas marcações de letras nos pecadores, distribuídos pelos círculos do anagrama, que compõem como acréscimos de letras, que decifradas compunham a frase CERCA TROVA (procure e ache ou encontre) juntamente com uma frase “A verdade só pode ser deslumbrada através dos olhos da morte”.

Mascara Mortuária de Dante Alighieri


A Mascar Mortuária de Alighieri, feita de gesso logo após a sua morte, podendo ser encontrada no Palazzo Vechio. No filme a máscara pertencia ao personagem Bertrand Zoebrest, que por sua vez disponibilizava a sua exposição do museu, na trama a máscara contem a última pista que vai denominar o local do vírus. No decorrer no filme a máscara é roubada e acaba por ser escondida por um possível parceiro de Langdon. Dessa forma, seu parceiro deixa uma pista.
A pista desvendada por meio da Leitura da Divina Comédia, Paraiso, canto XXV, as leituras conduz ao batismo, logo na trama foi-se vinculada ao local de batismo de Alighieri Batistério de San Giovanni. Chegando a Higia Sophia, no túmulo de Enrico, todos se encontram e uma tensa disputa pelo vírus se inicia. Para impedir uma tragédia global, eles tentam vencer uma disputa para acabar com o vírus e dessa forma a população se manter vida, para isso muitas mortes vieram acontecer, mas o professor juntamente com sua parceira consegue conter o vírus, salvando a população.

Resenha do filme " O Inferno" realizada pelos alunos: Josiele, Larissa Silvério, Monalisa, Thaís e Willyan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário