Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Resenhas

O Inferno
A adaptação cinematográfica do livro Inferno, escrito pelo autor Dan Brown, foi lançada em 2016 e dirigida por Ron Howard. O enredo que mistura arte e ciência em forma de enigmas instigantes parece ser uma constante nas obras do autor, criando desta forma, um estilo próprio, quase que como, uma assinatura.
O filme tem inicio com flashs de uma palestra do personagem Bertrand Zoebrest, um bioengenheiroque busca disseminar a ideia de que uma parte da população mundial seja dizimada, para que , desta forma, a raça humana não seja extinta.  Na cena seguinte, após uma breve perseguição, Zoebrest se joga de um prédio enquanto fala“Diga a eles que a humanidade é a doença e o inferno é a cura”. Quase que simultaneamente, o olhar do publico começa a ser direcionado para o professor Robert, um especialista em simbologia, que desperta em um hospital, em Florença. Um ferimento na cabeça, fez com que o professor perdesse a memória recente, lembranças desconexas e alucinações fizeram com que o personagem acordasse atordoado. Logo ao despertar, Robert sofre um atentado, a Dra. Sienna ajuda-o a fugir e o esconde em sua casa. Quando foi vestir seu paletó, Robert encontrou um bio-tubo, que continha a lanterna de Faraday, um instrumento feito de osso, com a representação do satã de três cabeças, e é então que o enigma tem inicio, rapidamente o professor associa a imagem com a peste negra, uma praga da Idade Média que disseminou numerosa parte da população.
 Ao ativar a lanterna, Robert e Sienna percebem que ela projetava o Mapa do Inferno, de Botticeli, obra que é conhecida mundialmente, no entanto, os personagens observaram pequenas letras que foram adicionadas em cada uma das nove camadas, formando assim, um anagrama que resultou na frase “Cerca Trova”, que significa “Procure e encontrarás”. Na lateral da projeção outra frase: “A verdade só pode ser deslumbrada através dos olhos da morte”. Ao identificar a primeira pista, o professor estabeleceu conexão com uma segunda obra, "Batalha de Marciano", afresco de Giorgio Vasari, que fica exposto em um dos salões do Palazzo Vecchio,e que também continha a frase “Cerca Trova”. Ao conversar com a guia do museu, Robert sai em busca da Mascara Mortuária de Dante Alighieri, artefato que ele e seu amigoIgnacio retiraram do museu, apesar da falta de memória, um e-mail enviado pelo amigo da a pista do esconderijo que foi desvendada, a partir do repertório que o professor tinha da Divina Comédia, principalmente do canto XXV. Ao encontrar a máscara na fonte batismal da catedral onde Dante foi batizado, o professor desvenda a parte final do enigma, que contem a localização em que o biovírus desenvolvido por Zoebrest será liberado. Robert parte ao destino, em uma corrida contra o tempo para impedir a propagação do vírus.

Em sua terceira adaptação cinematográfica, Dan Brown, usa Dante para mais uma vez, une de forma instigante arte e ciência, fazendo com que o público queira brinque de detetive junto com os personagens.


Por Dentro da Maçonaria

O documentário estreado no Brasil no ano de 2009 relata um das maiores sociedades secreta do mundo, sempre polêmica e misteriosa, a maçonaria existe há muitos séculos e a verdade é que não dá para saber quando ela teve início, suas práticas e crenças são enigmas até hoje.
É relatado ao decorrer do documentário de como foi dada a origem desta irmandade e seus rituais de iniciação de novos membros que incluem um laço de força, eles justificam esse objetivo como um simbolo, que faria referencia ao cordão umbilical. 
 Além de explicar várias características e segredos incríveis do grupo, como as reuniões e o motivo delas serem secretas, o simbolismo na nota de us$1,  sobre a figura do "Olho Que Tudo Vê" acima da pirâmide, no dólar americano, pois, se trata de um é um símbolo maçônico e a frase que está abaixo dele está escrita em latim. Onde as palavras são um lema maçom, que significa "nova ordem mundial".
Outro aspecto demonstração foi do interior da loja maçônica, alojamentos simbólicos, organizado para assembleias, onde os maçons se reúnem periodicamente para trabalharem de forma ritualísticas segundo o rito que adotam.  
          Assim, o documentário introduz de forma clara a sociedade secreta e revela várias
 curiosidades que ficam pelo ar quando o tema é Maçonaria.


Resenha realizada pelas alunas: Ana C. Ribeiro Teixeira 
                                                     Natália Tiemi                

Nenhum comentário:

Postar um comentário