Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Kurt Wenner

Kurt Wenner nasceu em Ann Arbor, Michigan. É um artista mais conhecido por suas pinturas de giz na rua e murais realistas usando uma projeção chamada anamorfose.

"Desde o início da minha carreira, a minha principal motivação artística foi a redescobrir, transformar e compartilhar idéias negligenciadas do passado. Eu tive a sorte de ser capaz de compartilhar meu trabalho com milhões de pessoas. Espero que o meu trabalho acabe por inspirar outros artistas para saber mais sobre o vasto e rico patrimônio de arte europeu, para que outros possam desfrutar da riqueza de idéias que muitas vezes é escondida com o passar do tempo", diz o artista.

Kurt Wenner produziu seu primeiro mural encomendado com a idade de dezesseis anos e por essa altura ele já estava ganhando a vida como artista gráfico. Depois de assistir tanto Rhode Island School of Design e Art Center College of Design, começou a trabalhar para a NASA como ilustrador científico avançado, criando pinturas conceituais de futuros projetos espaciais e paisagens extraterrestres. Em 1982, ele deixou a NASA, vendeu todos os seus pertences, e se mudou para a Itália para estudar desenho e arte figurativa das grandes artistas do Renascimento.Wenner morava a poucos passos do Panteão, no coração de Roma, onde estudou os desenhos, pinturas e esculturas dos velhos mestres em mais conhecidos museus de Roma. Ao longo dos anos o trabalho de Wenner se tornou conhecido em toda a Itália e, em 1991, ele foi contratado para criar uma obra de arte em homenagem à visita do Papa João Paulo II para a cidade de Mantua.


Em entrevista ao Business Insider , Kurt Wenner disse:

"A pintura de rua tridimensional é invenção minha. Eu criei ela, estudando um tipo de anamorphismo que existia no século 17. Durante várias décadas, artistas projetaram grandes obras para serem vistas de um ponto de vista específico. Fui convidado para subir andaimea em várias igrejas para ver afrescos de perto durante as restaurações. Eu até toquei o teto da Capela Sistina. Em alguns dos tetos barrocos notei que algumas figuras foram alongadas para parecerem normais vistas do solo. Eu estava ciente de que minhas pinturas de rua estavam sujeitos a semelhantes visualizações, pois as circunstâncias exigem que as pessoas olhem para o trabalho a partir de um ângulo específico ao invés de diretamente. Comecei a criar a minha própria perspectiva geométrica espacial, ajustando as proporções das formas pintadas para acomodar os pontos de vista dos espectadores que estão na base do trabalho. Ao contrário de composições anamórficas tradicionais, tais como tetos da igreja com ângulos de visão muito grande, eu comecei a usar uma lente olho de peixe curvilínea para documentar as composições.
Minha própria geometria é diferente das obras do século 17. Ela combina a utilização de lógica perspectiva linear com uma projeção para o exterior a partir do olho humano. Outros artistas que emulam as obras de pavimentação tridimensionais usam uma geometria mais tradicional chamada de "quadratura" que não envolve cálculos complicados. Eles não entendem que a minha geometria é única".









































Vídeos sobre o artista:







Site do artista: http://kurtwenner.com/




Nenhum comentário:

Postar um comentário