Pesquisar este blog

sábado, 1 de fevereiro de 2020

1002

Discente: Augusto Montini; 
Disciplina: Arte e Ciência: Diálogos Interdisciplinares II; 
Turma: 01 Sala K;  3ª Ano Artes Visuais - UEM;  
Título: 1002;
Técnica: Fotolivro;
Tamanho: 10,5cm x 10,5cm; 44 páginas; 24 fotos.


                                     

Venho fotografando há algum tempo televisões encontradas na rua. Essas situações de encontro com esses objetos no meu cotidiano são totalmente arbitrárias e um tanto quanto recorrentes. Tenho um interesse em objetos “banais” deslocados do seu espaço original e esses televisores transformados em lixo nas ruas, de certa forma, revelam uma cultura e uma prática muito comum na cidade, além trazer à tona questões sobre a evolução da tecnologia e a obsolescência de aparelhos antigos.
Ao contrário do filme 2001: Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick, que há uma exaltação da tecnologia e até onde ela pode levar a humanidade, quis retratar por meio do fotolivro 1002 um lado obscuro dos aparelhos tecnológicos, o seu descarte pelas pessoas a partir do momento em que eles já não servem mais.  Tenho como referência o fotolivro Vinte e seis postos de gasolina (1963), do artista norte-americano Ed Ruscha (1937) que tem como conteúdo o que o título já informa: 26 fotografias frontais de postos de gasolina, da Califórnia ao Texas. As fotos são banais, sem maiores complexidades e repetitivas, mas que ao folheadas ao longo do livro produzem um sentido e um comentário acerca da sociedade americana na época sobre modernidade e industrialização das cidades.
Trago essa ideia para o meu fotolivro com fotos em baixa qualidade de TVs em uma sequencia que se repete com o mesmo conteúdo fotografado, como se fosse uma subversão do filme 2001 (por isso o nome do livro 1002) onde a tecnologia agora é lixo eletrônico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário