Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

O que é o esclarecimento?


Ele costumava vagar em plena luz do dia com uma lamparina; quando perguntado o que estavas a fazer ele simplesmente responderia, "Eu apenas estou procurando por alguém digno" (Diógenes Laércio sobre Diógenes de Sínope)


O primeiro capítulo da minha produção surgiu quando já no título "2001: Uma Odisseia no Espaço", Staley Kubrick e Arthur C. Clarke me permitiram adentrar o universo mitológico de Homero. Na tentativa de reler o monolito (estrutura imponente capaz de fornecer uma conexão entre o passado e o futuro, de potencializar o desenvolvimento de uma espécie), busquei o desafio da correlação às mitologias. Dentro da dimensão escura, encontrei-me com faíscas e ao me esbarrar com Prometeu deixei com que o fogo surgisse. O titã que entregou o fogo dos deuses aos homens, permitiu-me o dialogo, porque foi a partir de tal feito que os homens começaram a se desenvolver racionalmente, aproximando-se cada vez mais dos deuses enquanto se distanciavam dos animais. Com a revolta de Zeus que amaldiçoa o gigante a ter seu fígado devorado eternamente por uma águia, invoco os amantes, ascensão e destruição, para pensar os pares deste desenvolvimento: cinismo e idealismo, morte e imortalidade, assim como o bem e o mal. Desta maneira, manifesta-se a esta que vos fala, as consequências mais trágicas fornecidas pelo presente do titã, pois o combustível que alimenta os motores da conquista espacial também é aquele que queima milhares de almas sob o jugo de uma explosão atômica. Assim se cumpre a profecia de Diógenes quando perambula incansavelmente ao encontro de um espírito justo o bastante para carregar a lamparina divina e então iluminar o verdadeiro esclarecimento.


Figura 1: "2001: Uma Odisseia no Espaço" de Staley Kubrick. 2019.

                                                               
                                                                    Fonte: 0:15:20min de filme


Figura 2: "O que é o esclarecimento?" de Natalia Dias Pedroza, argila, arame, cinzas e vela. largura:10cm, altura: 4cm,volume: 3cm, diâmetro: 5cm. 2019.


Fonte: Acervo da artista




Nenhum comentário:

Postar um comentário