Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

OLÁ DAVE / MONOLITO DA ESPERANÇA


Autor: Fernando Alencar Canto
Título: Olá Dave
Dimensões: 21cm x 29cm
Técnica: Nanquim e marcadores hidrocor sobre papel. 

            Aberto para diferentes interpretações e diversas indagações, o filme 2001: Uma Odisseia no Espaço, lança mão para uma análise sobre a existência humana e sua evolução através dos tempos. Para tanto a produção artística intitulada Olá Dave, faz um recorte ilustrativo sobre a relação de humanidade de HAL-9000, com David Bowman.
Como é mostrado no filme, a presença do monolito, significa que o ser humano está preste a alcançar mais um passo importantíssimo na sua cadeia evolutiva. E a tecnologia é uma delas. Ela faz parte da essência do filme, do começo ao seu fim. Quando observamos que HALL, uma inteligência artificial criada pelo ser humano passa impor sua vontade sobre as designações de um homem, não nos surpreende que ela comece a ter uma relação de atrito com seus criadores.
 Muitas outras obras cinematográficas depois de 2001: Uma Odisseia no Espaço, fizeram o mesmo ensaio problemático advindo das relações existentes de criador e criatura. O ser humano sempre busca criar formas de vida autônomas, com o propósito de servidão, ignorando que esses mesmos um dia se revoltem. Segundo Piassi (2011), quando HALL decide matar a tripulação abordo da Discovery para o cumprimento da missão, ameaçada pelos humanos, ele afirma seu status de sujeito em oposição a de objeto para qual foi criado (servir as vontades humanas).
 A hipocrisia que tento elucidar é que a humanidade sempre buscou separar, segregar, hierarquizar, suas vontades, sobre uma forma de vida que a considera inferior, sem nunca antes olhar para os malefícios que um dia isso pode provocar. Por isso se reconhece as atitudes do robô HALL-9000 como sendo compreensíveis, ao matar e impedir a todo custo, as decisões erradas dos tripulantes. Pois se fazermos uma relação religiosa dos acontecimentos do filme, veremos que toda vez que um criador perde o controle sobre sua criação, ele o castiga com a morte dos seus semelhantes ou com a purificação do meio. Ademais pode-se apontar que, para toda ação se tem uma reação.   
  
Título: Monolito de esperança
Autor: Fernando Alencar Canto
Dimensões: 16,5cm x 8cm x 4cm.
Técnica: Escultura com arame e colagens.


Nesta segunda produção, apresentada através de uma escultura, busca-se fazer uma referência simbólica de momentos do filme 2001: Uma Odisseia no Espaço, que foram mais marcantes, como: O robô HALL-9000 ao fundo que pode ser também confundido com o monolito, que por sua vez representa também o espaço. A lua que também esteve no filme e muito presente nos dois semestres da disciplina. E por fim o astronauta girando no vácuo do espaço, que também remete há uma cena do filme onde Frank Poole e assassinado por HALL e fica à deriva no espaço.


Referência
PIASSI, Luís Paulo. A transcendência pela tecnologia em 2001: A Sapace Odyssey – humanos, pós-humanos e trans-humanos. 2011. Disponível em:  http://www.esocite.org.br/eventos/tecsoc2011/cd-anais/arquivos/pdfs/artigos/gt020-atranscendencia.pdf. Acesso em: 24 jan. 2020.




Nenhum comentário:

Postar um comentário