Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Contato com o desconhecido

Duas coisas chamaram a minha atenção no filme 2001: Uma odisseia no espaço, a primeira foi o formato retangular do objeto que aparece para os primatas no início e do filme e em outras ocasiões durante a narrativa. O monolito, como é chamado, é uma placa negra que lembra muito um portal (abertura que permite o acesso de um local para outro). O segundo ponto que me chama a atenção é a viagem psicodélica do viajante Bowman ao final do filme. A movimentação dos objetos, a variação das cores, as linhas que viajam para o centro da tela, tudo isso ficou muito interessante. O mistério sobre o que seria este objeto é, para mim, o ponto crucial do filme, a busca pelo [o contato com o] desconhecido é o pilar para o desenvolvimento da tecnologia e a evolução da espécie.

Muito semelhante, no filme Interstellar (2014) de Christopher Nolan, vemos a busca por este desconhecido. Em várias cenas vemos referências a 2001; uma delas é quando o piloto Cooper adentra o buraco negro Gargantua e presencia efeitos luminosos parecidos com os de 2001. Pensando nisso, não pude deixar de relacionar os dois filmes e pensar que aquele monolito, assim como o Gargantua (buraco negro de Interstellar) poderiam ser a representação do desconhecido que quando atingido e compreendido resulta num certo tipo de evolução.

Sendo assim, para a avaliação que foi proposta pelo professor Marcos na disciplina de Arte e Ciência do curso de Artes Visuais da UEM, produzi uma pintura que contemplasse este objeto fascinante com forças inimagináveis. Essa pintura foi produzida com tinta látex branca tingida com pigmentos líquidos e misturadas em recipientes separados. Ao fundo utilizei a cor preta e algumas manchas de cores frias como se fossem poeira estelar. Algumas gotas brancas, azuis e laranjadas desenham estrelas vizinhas e aquelas que se aproximam e distanciam, respectivamente, do ponto do observador. Com o uso de um "gabarito", ou sketch, marquei o formato que pretendia desenhar a fim de formar o disco de acreção de um buraco negro com formato quadrangular.




Informações técnicas:
Título: Portal para o desconhecido
Ano: 2020
Técnica: Pintura Fluida
Medidas: 30x40 cm
Material: Tela de tecido, tinta látex, pigmentos líquidos, água, misturadores
Aluno: Lucas Oliveira da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário