Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Vida para além da Terra



Vida para além da Terra

Discentes: Malu Lani Barros Arco-Verde


Desenvolvimento
Durante as aulas assistimos o filme “2001, uma Odisseia Espacial” e “2010, o Ano que Faremos Contato”, onde foram discutidos diversos aspectos abordados nos filmes. Outras produções também foram mencionadas e acrescentadas as discussões, algumas destas foram “Perdidos no Espaço” e a franquia “Star Wars”.
O enfoque escolhido para a produção deste trabalho foi o da possibilidade de haver vida humana fora do planeta Terra e em outros planetas, sistemas ou galáxias. Tal tópico é abordado e desenvolvido constantemente em outras produções cinematográficas, tais como “O Espaço Entre Nós”, “Avatar”, ao longo de toda a saga “Star Wars” e na série “Perdidos no Espaço”, além de diversos outros exemplos. Este assunto também foi abordado em sala, sendo discutido, principalmente, sobre a possibilidade do desenvolvimento de uma base em Marte pelos seres humanos.
Nas produções mencionadas a cima podemos ver uma grande variedade de outros plantas e sistemas que poderiam comportar a vida humana. Por exemplo, “Star Wars”, é uma saga que eu me encontrava muito familiarizada no tempo que a matéria estava sendo aplicada. Este era um tema que sempre me chamava a atenção, por meio da forma de como era abordado, pela facilidade e quantidade de planetas que possuem uma atmosfera propicia para a vida humana, além da geografia e desenvolvimento da fauna e flora normalmente presentes
Também pude analisar este mesmo aspecto na série “Perdidos no Espaço” e observei que nesta nos é apresentado outros exemplos, desde o possível formato de um plante gasoso até outros, como e que o planeta teria um ciclo de vida mais “curto”, casos em que a atmosfera não sustentaria a vida humana e outros exemplos que mostram como o ser humano poderia sobreviver a cada obstáculo.
No filme “O Espaço Entre Nós” o que me atraiu não foi apenas em como o ser humano foi capaz de prosperar em outro planeta, mas sim, se adaptar, mesmo que “acidentalmente”. No caso do protagonista, em que a mãe dele passa a maior parte da gestação no espaço e em que o parto é realizado na estação de Marte, é impressionante como o seu corpo se adapta a atmosfera do planeta, e este se torna praticamente o único lugar onde o seu corpo consegue funcionar por longos períodos de tempo sem sofres maiores danos, como quando ele foi para a Terra.
Para que a vida humana possa se desenvolver em um planeta, este deve conter uma série de recursos, pois é necessário assegurar não apenas a nossa sobrevivência, mas também, o nosso desenvolvimento.
Neste trabalho busquei criar minha própria versão de paisagens de planetas que poderiam comportar a vida humana, podendo ser baseados ou não em pesquisas de outros planetas já existentes, os quais são encontrados recursos como a água, sendo o caso de Marte e Enceladus, uma das luas de Saturno, que é coberta de gelo na superfície e onde se acredita na possibilidade de haver alguma forma de vida extraterrestre. Os principais planetas pesquisados foram: Saturno e algumas de suas luas, Júpiter e Marte, entre outros que foram mencionados durante a pesquisa. Além da pesquisa, que é de extrema importância para o processo e a criação da imagem, também faz parte do processo a suposição de detalhes para a criação de um contexto buscando dar mais sentido a imagem.

Obra
A obra retrata o que seria a paisagem de um planeta que devido ao movimento de placas tectônicas e de erosão, assim formou um cenário composto por diversos pilares e montanhas. Neste planeta a vida vegetal está presente e abundante. Ao lado podemos observar um rio que flui, e este pode vir a cobrir todo o vale dependendo da época do ano. Parte desse fenômeno é devido a influência das duas luas mais próximas ao planeta, podendo haver outras.
Como é possível deduzir pela imagem, ambas as luas têm um tempo de rotação distinto, uma vez que enquanto uma está cheia, a outra está minguante. As plantas presentes na imagem não são especificas, mas tiveram que evoluir a ponto de sobrevivem as enchentes sazonais.  Nessa região do planeta isso seria um obstáculo na sobrevivência do ser humano, precisando se adaptar ao local. Talvez, residindo no topo das montanhas, em que não seriam cobertas pelas águas e de alguma forma conectando os topos com algum tipo de pontes.
Com relação a gravidade e a qualidade do ar, acredito que seriam favoráveis para a sobrevivência da humanidade. As constelações seriam diferentes das que podemos ver da Terra, uma vez que, a visão que temos das estrelas dependem de onde o planeta está localizado na galáxia. A imagem representa um anoitecer, neste caso o planeta possuiria apenas um sol, à uma distância aceitável para a existência de vida.

Informações Técnicas
Técnica: Aquarela
Gramatura da folha: 180 g/m²
 Tamanho: 210mm X 297 mm
Materiais: aquarela em pasta, lápis aquareláveis, lápis de cor e caneta branca.

Conclusões finais
            Neste trabalho pude me aprofundar em uma de minhas áreas de interesse e aproveitar para explorar mais amplamente, a partir de filmes e séries que me interessam. De fato, se mostrou se algo mais complicado do que a ideia inicial, encontrando diversos obstáculos, não apenas na pesquisa, mas também na criação, pois é próximo do impossível criar algo que não remeta a algo já criado previamente. Foi uma experiência positiva e gostaria de avançar mais nesse projeto futuramente. 


Informações Técnicas

Técnica: Aquarela
Gramatura da folha: 180 g/m²
 Tamanho: 210mm X 297 mm
Materiais: aquarela em pasta, lápis aquareláveis, lápis de cor e caneta branca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário